Pedro Maciel Vidigal - Por José Santana de Vasconcellos

HOMENAGEM NA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM BRASÍLIA

Homenagem à memória do ex-Deputado Federal
PADRE PEDRO MACIEL VIDIGALdo Estado de Minas Gerais.

Sessão: 019.4.53.O  Hora: 10h34  
Data: 25/02/2010


_____________________________________________________________________

           O Deputado José Santana de Vasconcellos do PR-MG pronuncia o seguinte discurso.

   Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero registrar homenagem à memória do ex-Deputado Padre Pedro Maciel Vidigal, um dos mais queridos homens públicos de Minas Gerais.

    Protagonista de extensa obra social, Padre Pedro dedicou-se de corpo e alma ao trabalho de assistência aos mais necessitados, dedicando igual atenção a crianças, jovens e adultos. Atuou em diversas cidades mineiras, deixando um legado de solidariedade que se traduziu em inúmeras declarações de gratidão por parte de cidadãos de várias gerações.


    Exemplo maior desse reconhecimento foi dado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, que não poupava declarações de estima e admiração por suas ações e pela grandeza de seu caráter. Homens de grande envergadura, reconheciam um no outro a coragem e a determinação com que se lançavam à tarefa de construir uma nação justa e solidária.

  Padre Pedro nasceu em Presidente Bernardes, antiga cidade de Calambau, na região da Zona da Mata, em 18 de janeiro de 1909. Órfão de pai, passou a frequentar o Seminário Menor de Mariana, um dos melhores estabelecimentos de ensino do Estado, e foi ordenado sacerdote com 22 anos, tendo atuado, sucessivamente, nas cidades de Ponte Nova, Porto Firme, Dionísio e São José da Lagoa, hoje Nova Era.

  É fato notório que na festa de inauguração da maternidade Nossa Senhora das Graças e do Grupo Escolar D. Augusta Maciel Vidigal, que recebia o nome de sua mãe, Padre Pedro esteve entre figuras ilustres, como o Presidente Getúlio Vargas e o então Deputado Juscelino Kubitschek.

  Em 1943, ele foi nomeado, pelo Presidente da República, Técnico de Educação, na Divisão de Ensino Superior, onde aprimorou seus conhecimentos e desenvolveu sua vocação para trabalhar em prol da comunidade.

  Amadurecido pela experiência em várias cidades, Padre Pedro Maciel Vidigal foi eleito Deputado Estadual em 1954 e, logo em seguida, em 1959, foi eleito Deputado Federal, tendo exercido o mandato por 3 Legislaturas.

  Político atuante e combativo, líder carismático e homem dotado de grande sensibilidade para as causas sociais, realizou uma obra de cunho humanista que o colocou em lugar de destaque no panteão das grandes personalidades mineiras.

  As cidades de São Domingos do Prata, Nova Era, Santa Maria de Itabira e Caratinga são alguns dos municípios que tiveram o privilégio de ver seu desenvolvimento acompanhado de perto por aquela figura ilustre, que hoje permanece na memória de todos os que, direta ou indiretamente, tiveram contato com suas obras.

  Em 1965, Pedro Maciel Vidigal encaminhou ao Papa Paulo VI pedido de dispensa das obrigações relacionadas ao sacerdócio e se casou, tornando-se também célebre pelo gesto com o qual decidiu constituir sua própria família.

  Homem dotado de grande força de vontade e idealista aguerrido, o ex-Deputado Pedro Maciel Vidigal permaneceu entre nós até os 95 anos. Ao final da vida havia angariado amplo reconhecimento público por todo o bem que havia espalhado ao longo de sua caminhada.

  Que a memória desse grande homem continue a iluminar nosso futuro, inspirando-nos com o que há de mais belo e verdadeiro na luta pela fraternidade e pela Justiça. Obrigado.

José Santana de Vasconcellos





Comentários

Postagens mais visitadas