Nilton de Aquino Andrade


104 - Nilton de Aquino Andrade


      Foi eleito vereador por dois mandatos, sendo o primeiro pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT com 191 votos e o segundo pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, com 221 votos. 

      Nascido em Guaraciaba aos 09/11/1958, filho de Egídio Pataro de Andrade (Gidinho) e Maria da Conceição Sena Andrade (Didi), tendo dois irmãos Gilson e José Carlos Aquino. 

     Cursou da 1ª à 8ª série em Guaraciaba, 1ª a 3ª série do 2º grau no Colégio Dom Helvécio em Ponte Nova e curso superior em Ciências Contábeis junto ao Instituto Cultural Newton Paiva – BH. 

     Trabalhou 8 anos no Bradesco, um ano no BEMGE e quatro anos no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, como cargo efetivo de Inspetor de controle externo, quando se licenciou para candidatar a vereador. 

     Em Guaraciaba criou juntamente com o Lebrita o escritório da Moran Contabilidade, a quem vendeu sua parte posteriormente. Batalhou a migração da telefonia para o sistema DDD, defendeu o ensino e a saúde, fazendo muita assistência social à comunidades rurais e principalmente à comunidade do Bairro Maria Chicão, onde na primeira semana de governo do Jacinto Braz organizou mutirão de limpeza e capina do Bairro, devido à enorme sujeira e risco de insetos e repteis. 

     Acompanhou Jacinto Braz por dois anos, quando deixou de lhe apoiar devido a intrigas e falta de entendimento com o seu secretário de governo.        

     Empregou guaraciabenses em sua empresa e indicou várias pessoas para emprego na cidade de Belo Horizonte.

     Defendeu a candidatura de Totinho Batista, sem sucesso, mas foi eleito vereador de oposição a Miro Gonçalves, com quem também enfrentou oposição ao seu secretário de governo. 

     Batalhou e fez até abaixo-assinado para conseguir uma linha de ônibus da Viação Pássaro Verde de Guaraciaba a BH, mas não teve sucesso, tendo justificativa da empresa que a linha seria inviável economicamente. 

     Atuou como delegado do Partido PMDB, incentivou a cultura local com exposição de filmes para crianças, gincanas, barracas de artesanatos, motocross, organizou passeata na Brecha em defesa da população contra as enchentes da ALCAN.

     Tinha uma filmadora e filmava tudo que via, deixando para a cidade um grande legado cultural, atualmente transformado em um Blog na internet.

     Mesmo estando, fora da política investiu na cidade e criou a Pousada Chalé do Turvo, trazendo empregos e fortalecimento do turismo local e regional.

     Professor Universitário e de pós-graduação e autor de quatro livros técnicos, sendo um denominado Contabilidade Pública na gestão municipal que é adotado em várias faculdades e universidades do país.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas