Antônio Santana


Antônio Santana. 

Conhecido por Totoni Santana, era agricultor, nascido em Porto Firme-MG e filho de Martim José de Santana e Eliza Ferreira Santana. Foi casado com Maria Fernandes Santana (Dona Tita). Teve oito filhos José Maria, Antônio, Corjesus, Glorinha, Joãozinho, Geraldo (Ladinho, Isabel e Ana Maria.  


Foi prefeito pelo Partido Social Democrata – PSD no período de 01/02/1963 a 31/01/1967 e teve como vice-prefeito o Sr. Joaquim Saraiva Lessa, eleito com uma diferença de 520 votos em relação ao seu concorrente. 

Candidatou-se a convite do pároco Padre Dimas. Comprou o terreno do Bairro Maria Chicão para fazer loteamento para os desabrigados das enchentes anuais que ocorriam. 

Também adquiriu de Totinho Batista o terreno para a construção do ginásio escolar, hoje denominada de Escola José Mateus de Vasconcelos. 

Como fato relevante de sua política um dos políticos contrários ligados ao Partido Republicano da família dos Quirinos chegou a dizer durante um jogo de futebol na localidade rural de Ubá, que ele era político de calça curta. Nonô Bezerra era seu partidário e durante o mandato passou a ser oposição. 

Posteriormente à política, ele comprou a Fazenda Independência do Sr. João Crisóstomo Fernandes (Pai Jota) que já tinha um engenho de roda d´água e que fazia rapadura. O seu filho José Santana trabalhava num armazém e teve a ideia de fazer cachaça, quando começou a produção da Cachaça Guaraciaba. 

Fora do seu mandato lutou pelo asfalto entre Guaraciaba e Vau Açu e inclusive ajudou a bancar a indenização de terras para o referido trecho.

Comentários

Postagens mais visitadas