Guaraciaba - Histórico

GUARACIABA - Histórico

Barra do Bacalhau ou simplesmente Bacalhau é das mais antigas povoações de Minas, elevada a freguesia por decreto da Regência, de 14 de julho de 1832.

Cônego Trindade supõe que o nome se tenha originado do sertanista português José Gonçalves Bacalhau, que faleceu em 1781, na região denominada Xopotó. Segundo informa o mesmo historiador, a capela primitiva de S. Ana, também chamada Santana dos Ferros, foi erigida por iniciativa de João Rodrigues de Azevedo, por provisão episcopal de 28 de novembro de 1749; e a bênção da referida capela foi realizada a 26 de junho de 1752, pelo vigário de Guarapiranga, Cônego Dr. João Martins Cabrita. 

O patrimônio da capela foi constituído pelo mesmo João Rodrigues de Azevedo conforme sentença de 17 de junho de 1752. Pela pastoral de 1759, foi o templo de Santana, na Barra do Bacalhau, declarado capela curada da freguesia de Guarapiranga (Livro de Lotação das Freguesias deste Bispado, Arq. Eclesiástico de Mariana, fl. 105). 
Foi elevada a paróquia, por decreto da Regência de 14 de julho de 1832 e teve como primeiro vigário, Pe. Serafim de Sampaio Vale. 

Em meados do século passado foi o distrito suprimido 2 vezes e 2 vezes restaurado. 

A lei N° 377, de 9 de outubro de 1848, que o restaurou, menciona apenas Bacalhau; da mesma forma, a lei N° 472 de 31 de maio de 1850 que o suprimiu pela segunda vez, menciona apenas Bacalhau. A lei N° 3268, de 30 de outubro de 1884 mudou o nome da freguesia de Barra do Bacalhau para Santana do Guaraciaba. 

Foi criado o município, desmembrado do de Piranga, com a lei N° 336, de 27 de dezembro de 1948, que alterou o nome para Guaraciaba nome atual. 

Fica na zona da Mata. 

O termo Guaraciaba que os legisladores mineiros deram a Barra do Bacalhau, significa, segundo Teodoro Sampaio, "os cabelos do sol, isto é, da cor do sol, a Loura, ou Laura" (O Tupi na Geografia Nacional). 

Dicionário Histórico e Geográfico de Minas Gerais
Waldemar de Almeida Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas